Concreto-ConFlexPave promessa mundial que será usado nas obras rodoviárias

Benefícios do ConFlexPave

Nanyang Technological University (NTU Singapura) cientistas da Infra-estrutura NTU-JTC industrial Centro de Inovação (I³C) inventaram um novo tipo de concreto chamado ConFlexPave que é  mais flexível, forte e  duradouro do que o concreto regular.

Esta inovação permite a criação de finas placas de pavimento pré-fabricado para instalação rápida, reduzir para metade o tempo necessário para trabalhos de estradas e pavimentos novos. É também mais sustentável e requer menos manutenção.

NTU Professor Chu Jian, Interim Co-Director da NTU-JTC I³C, disse: “Nós desenvolvemos um novo tipo de concreto que pode reduzir significativamente a espessura e peso de lajes de pavimento pré-moldados, portanto, permitindo uma instalação rápida , onde novas lajes de concreto preparados fora do local pode facilmente substituir as áreas  desgastadas “.

Sr. Koh Chwee, Diretor, Serviços Técnicos Divisão de JTC e Co-Diretor do I3C NTU-JTC, disse que a invenção desta tecnologia  muda o jogo, e permiti que a indústria da construção  reduza o trabalho trabalho intensivo no local, aumente a segurança e reduzir o tempo de construção, também beneficiaa estrada, cortando a inconveniência causada por retrabalhos na estrada e construção.

“Através de colaborações com universidades como NTU em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias disruptivas, JTC espera pioneiro de ponta soluções de infra-estrutura industrial para abordar os desafios enfrentados por Singapura e suas empresas como a mão de obra e de recursos. Vamos continuar a abrir mais de nossos edifícios e propriedades ao banco de ensaio e se bem sucedida, implementar essas novas soluções “, acrescentou o Sr. Koh.

Componentes do ConFlexPave

Concreto típico é formado por cimento, água, cascalho e areia. Enquanto esta mistura torna difícil a concretagem, não promovendo a flexibilidade adequada para determinado nível de tensão. Tornando o concreto frágil e propenso a rachaduras demasiado pelo  peso que  é aplicado.

ConFlexPave é especificamente projetado para ter certos tipos de materiais duros misturado com microfibras de polímero. A inclusão destas fibras sintéticas especiais, além de permitir que o betão tenha maior flexão sob tensão, também melhora a resistência à derrapagem.

A descoberta-chave foi a compreensão de como os componentes dos materiais interagem uns com os outros mecanicamente em um nível microscópico, disse Asst Prof Yang En-Hua pela Escola de Engenharia Civil e Ambiental da NTU que lidera esta pesquisa na NTU-JTC I³C.

“Com compreensão detalhada, podemos então deliberadamente selecionar ingredientes e  adapta os componentes, por isso o nosso material final pode cumprir os requisitos específicos necessários para aplicações rodoviárias e pavimento”, explicou o professor Yang.

“Os materiais duros dar uma superfície de textura antiderrapante enquanto as microfibras que são mais finas do que a espessura de um cabelo humano, distribuir a carga através de toda a laje, resultando em um betão que é resistente como o metal e, pelo menos, duas vezes tão forte como convencional concreto sob flexão “, acrescentou.

ConFlexPave foi testado com sucesso como lajes de tamanho tablet-nos laboratórios NTU. Vai ser ampliados para mais testes durante os próximos três anos, em parceria com JTC – em locais adequados dentro de parques industriais do JTC e em NTU onde haverá tráfego humano e veicular.