O poder da estabilização: Mecânica dos Solos

O funcionamento tecnológico de estabilização através da mecânica dos solos, aborda os aspetos gerais do comportamento de estruturas de terra e algumas formas de melhorar o seu desempenho.

O autor começa por apresentar o solo como material de construção, realçando o baixo custo da sua utilização e as limitações daquela matéria prima antes de sujeita a processos de reforço.

No vídeo é comparado o comportamento mecânico das estruturas de terra com o das estruturas de betão e de aço e a influência que a sua microestrutura tem naquela propriedade. Em particular é explicada a forma como a integridade das estruturas do solo dependem em grande parte da fricção interna entre partículas, muito devido à existência de um número infinito de possíveis planos de rotura.

São igualmente abordados os condicionamentos no dimensionamento de estruturas de terra e as características particulares da sua geometria, nomeadamente os procedimentos necessários para a manutenção da sua verticalidade.

Finalmente é demonstrada a diferença entre o comportamento de estruturas de solo simples com estruturas de solo estabilizado mecanicamente. Numa das demonstrações, é mostrado um maciço cúbico de solo reforçado com grelhas de fibra de vidro a suportar o peso parcial de um veículo.

Assista o vídeo abaixo!