Ferramenta ‘online’ ajuda a escolher melhor investimento imobiliário

O website “Volta à França no investimento imobiliário” (Tour de France de l’investissement immobilier), criado pela empresa de gestão imobiliária Netinvestissement, é o primeiro sítio que permite comparar alternativas de investimento imobiliário nas maiores cidades da França.

O objetivo é disponibilizar para todos e de forma gratuita uma ferramenta simples e divertida que permite escolher qual a melhor cidade ou região onde investir no setor imobiliário, sendo objetivo no que é mais relevante ao investimento, tendo por base 20 critérios de racionalidade econômica.

Algoritmo e Coeficientes de ponderação

Os 20 critérios subjacentes ao algoritmo criado, são os seguintes: procura imobiliária; população (volume e repartição detalhada); população urbana; evolução demográfica da cidade; evolução demográfica da região; taxa de desemprego; dinamismo econômica; PIB / Capita; rentabilidade do arrendamento; preço médio dos imóveis; facilidade de circulação e qualidade de acesso à cidade; mais-valias culturais e patrimoniais; ‘plafonds’ máximos de arrendamento (segundo a lei Pinel francesa); condicionantes com a preservação do ambiente; evolução dos preços do imobiliário; áreas protegidas; Património Mundial da UNESCO; Ranking das cidades de França onde melhor se vive; bolsas de emprego; percentagem de inquilinos e arrendatários.

Os 20 critérios foram integrados no algoritmo criado e compilados segundo uma regra de cálculo que tem por base coeficientes de ponderação. A gestão do website implica, naturalmente, a permanente actualização dos dados. Os seus criadores prometem que mais e novas cidades irão ser acrescentadas, de modo a ampliar o universo de escolhas possíveis.