Trabalhando como Engenheiro Consultor

Se você não deseja ter uma empresa de engenharia, ou se aposentar trabalhando para uma delas, considere o fato de trabalhar como engenheiro consultor.

Esta é uma rota muito mais simples do que a criação de uma empresa de engenharia, segundo Randy Iliff:

“Uma consultoria de engenharia é bastante fácil de criar, exigindo apenas habilidades, contatos, um pouco de senso de negócios e capital suficiente para que você possa construir uma base de negócios ao longo do tempo. Há um monte de vendas e despesas gerais de contabilidade como demanda, mas nada como o nível de sobrecarga que vem com a contratação de funcionários e ter um edifício para administrar. ”

Se a tensão da obra não é para você, consultoria pode ser uma opção mais atraente. Pois você se dedica especificamente a área  que você ama, e deixar de se preocupar com as folhas de pagamento e RH para seus clientes.

De onde vêm seus clientes ?

Engenheiro estrutural Jason Schwyn montou sua própria consultoria em 2010, depois de ter sido despedido. Ele é especialista em sinalização e desenvolve projetos nas áreas comerciais e industriais. ” Trabalhar para as grandes empresas agregou muita experiência em todos os tipos de diferentes projetos, mas como um engenheiro consultor você tem que focar, desenvolver os seus conhecimentos e encontrar um nicho”, diz ele.

Sua lista de clientes é diversificada. “Nesta economia até mesmo grandes empresas estão olhando para pequenos trabalhos. Você pode executar trabalhos que são considerados demasiados por empresas de grande porte, consultando algumas etapas de grandes projetos que são “tercerizadas” por essas empresas. Você também encontra clientes menores onde você oferece, contratos pontuais para fazer um único trabalho pequeno. Você tem duas grandes vantagens a oferecer – preço e especialização. Um engenheiro consultor é geralmente mais flexível podendo oferecer orçamentos mais em conta, fica a critério dos meus clientes obterem um engenheiro com 15 anos de experiência, em vez de um gerente de projetos com uma equipe composta por recém formados. Eles ganham uma relação muito mais pessoal comigo, do que seria, se eles estivessem lidando com uma grande empresa. ”

O maior desafio é encontrar os clientes, especialmente nos primeiros dias, quando você ainda está construindo sua reputação. Publicidade ajuda, mas o método mais eficaz é bom networking. “Apresente-se aos arquitetos”, diz ele. “Descubra quem são seus clientes, e ofereça seus serviços através deles. Vá batendo nas portas, conhecer pessoas, e fazer novos contatos. Isso pode ser difícil para muitos engenheiros. Mas apesar de não sermos os melhores socialmente, você tem que se acostumar a sair da zona de conforto, e vender seu trabalho. ”

Só depende de você ?

Um problema de trabalhar como engenheiro consultor é que você não pode delegar. Você tem que estar preparado para aprender todas as habilidades que você precisa. “Se há trabalho suficiente para um desenhador, posso contratá-lo por fora”, diz Schwyn. “Se não, eu tenho que ser capaz de fazer isso sozinho. É o mesmo para todos os outros trabalhos que eu precise fazer. ”

Isso se estende a todo o tipo de habilidade: administrativa, comercial, financeira e de marketing. Você pode trazer freelancers quando necessário, mas pelo menos uma vez você vai precisar de um entendimento básico para avaliar a qualidade do seu trabalho.

Você vai precisar aprender contabilidade, gestão de website, mídia social, publicidade e os requisitos legais para se trabalhar. Você é responsável por manter-se atualizado com as normas e metodologias atuais, bem como a manutenção de todas as suas próprias ferramentas e equipamentos.

Aparecem muitos trabalhos, e eles podem facilmente se tornarem irresistíveis. Uma abordagem disciplinada é essencial. Manter uma lista de todas as coisas que você precisa se lembrar: quando os pagamentos são devidos, ou quando o documento precisa ser apresentado, e desenvolver um sistema para manter controle de cada cliente e suas necessidades.

A chave para ser um engenheiro consultor de sucesso é da sair da zona de conforto, ser determinado e persistir com suas metas. Valorizar sua independência, e não temer as longas horas e tempos de “vacas magras”, é só uma fase.